Frei João de Deus Campos - OCD

            Frei João de Deus Campos é religioso da Ordem Carmelitana Descalça - OCD. Nasceu em 17 de dezembro de 1968, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Bairro dos Ferreiras, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, município de Carmo de Minas, sul de Minas Gerais. Foi batizado no Natal do mesmo ano e recebeu o sacramento da Crisma em 11 de novembro de 1972. Fez sua 1º Eucaristia no dia da Festa de São Pedro, 29 de junho 1979, na comunidade São José, bairro dos Campos. É filho de João Pereira Campos Filho (falecido) e Vicentina Ferreira Campos. 

               Tem 11 irmãos: Regina, Romilda, Maria do Carmo, Elisabeth, Lenira, Homero, José Jairo, Benedito, Rogério, Marcelo e Pe. Márcio que é sacerdote da diocese de São José dos Campos - SP. Sua paróquia de origem, onde residem sua mãe e alguns irmãos, é a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, diocese da Campanha - MG. 

                O despertar de sua vocação missionária iniciou em sua adolescência, quando participava do grupo de jovens na Comunidade Santa Rita de Cássia, bairro Capinzal. Seu entusiasmo e alegria sentidos em suas orações, visitas nas famílias, rodas de conversas com outros jovens, sua espontaneidade própria com as crianças e atenção personalizada demonstravam traços de seu carisma carmelitano. 

                Em 1988, mudou-se para São José dos Campos - SP para trabalhar e morar com seus irmãos. Nesse período, intensificou sua participação nos grupos de oração, vigílias Eucarísticas e encontros de discernimento vocacional promovidos pela Diocese de São José dos Campos e, em 1992, entrou para o Carmelo em São Roque - SP como aspirante onde concluiu o ensino fundamental e médio. 

               Em 1996 fez o Postulantado em Caratinga - MG. No ano de 1997 fez o Noviciado em Piedade de Caratinga - MG. 1998 foi o ano que cursou o primeiro ano de Filosofia em São Paulo. De 1999 a 2000 completou o curso em Belo Horizonte - MG. De 2001 a 2004 curso Teologia no Colégio Internacional São João  da Cruz - Teresianum - em Roma onde fez a profissão solene, no dia 5 de abril de 2003, e recebeu o primeiro grau do sacramento da Ordem - Diaconato - na solenidade de São José Operário, 1 de maio 2004.  Sua ordenação presbiteral foi realizada em 4 de dezembro de 2004, pela imposição das mãos de Dom Dimas Lara Barbosa, no Santuário São Judas Tadeu em São José dos Campo - SP. Sua primeira celebração Eucarística se deu em 5 de dezembro de 2004,  às 10h, na comunidade São José no bairro dos Campos. 

                   Buscando ser fiel ao seu lema sacerdotal, "Em resposta à tua Palavra, ofereço-te a minha vida". Frei João de Deus dedica-se ao amor e entrega alternando vida contemplativa e apostolado. A missão engloba os vários estados do Brasil e também o exterior. Por quase nove anos, Frei João de Deus e mais três missionários atuaram na Europa. Brasileiros residentes nas regiões de Haia, Amsterdã, Alemanha, Roterdã, aproximaram-se com o propósito de receber acolhida. Em Handel, na Holanda, fundaram a comunidade Nossa Senhora Aparecida com missas mensais, grupos de estudo e reflexão, retiros espirituais, terço missionário recitado nas praças em vários idiomas e a festa brasileira que, além de promover o intercâmbio cultural, também ajuda a sustentar projetos sociais no Brasil e na Angola.  

              Atualmente,  Frei João de Deus trabalha na administração conventual, realização de retiros, palestras, fóruns, aonde Deus chamar. Sua inspiração de vida se resume no pensamento de Santa Teresa Benedita da Cruz - Carmelita Descalça: "É sempre uma aventura responder ao chamado de Deus, porém Deus merece este risco".