A PROFISSÃO DE FÉ (O CREDO)

• A Profissão de fé é uma constante desde o Antigo Testamento, passando pelo Novo e, depois, pela própria Igreja. Confira alguns exemplos:

Deuteronômio 26, 5 -11

Salmos 23 (22), 71(70), 143 (142)

Mateus 16,16

João 20,28

Atos dos Apóstolos 2

Colossenses 1

• Por que professamos a fé?

Para dar continuidade à história – recebemos e passamos valores de nossa crença, formando um elo, uma corrente universal

Construir unidade na Igreja. Essa oração é também chamada Símbolo (palavra grega que significa “jogar com”, unir) Apostólico: senha que identifica aqueles que creem

Assentimento à Palavra que ouvimos – na missa o credo é rezado após a proclamação da palavra e da homilia

Como um gesto de discernimento e louvor

• Quando utilizamos dessa oração

Na catequese – nos primórdios da Igreja e hoje, no resgate do catecumenato, o Credo é uma oração da identidade do cristão. Manifestação da compreensão madura da fé.

Na liturgia – aos domingos e solenidades – dias de renovação do nosso batismo e do compromisso com Deus e sua Igreja.